segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Desafios x Objetivos

Hoje eu estudei sobre o funcionamento do cérebro e sobre a possibilidade de melhor utilização deste órgão fantástico e pouco aproveitado.
Um dos tópicos menciona sobre a expansão das possibilidades do cérebro a partir de desafios. Ou seja, quanto mais desafios assumimos, maior a capacidade de se raciocinar assuntos cada vez mais complexos.
Eu ainda não vejo diferença entre objetivos e desafios, mas vou pensar em alguns desafios em algumas áreas da vida - assim como fiz com objetivos.
No livro estudado, não há menção de data para conclusão dos desafios, talvez esteja aí a diferença. Bem, as áreas que vou pensar em desafios são:
  1. Emocionais: quero superar comportamentos negativos que estão profundamente enraizados em mim como impaciência e ansiedade. Também quero aprender a manter minha atenção concentrada.
  2. Intelectuais: eu tendo a estudar assuntos muito diversos e isto é pouco produtivo. Vou escolher uns poucos assuntos e me aprofundar mais nestes.
  3. Fisicamente: Recuperar hábitos de saúde e aprender um novo esporte (rapel).
  4. Espiritualmente: aqui é ser autêntico segundo o existencialismo. Eu não sou existencialista, estou apenas utilizando uma definição desta filosofia. O que eu quero é viver de acordo com os valores que acredito (os de Cristo).
  5. Socialmente: Tenho que desenvolver assertividade e cuidar das minha amizades.
  6. Culturalmente: Eu quero aprender sobre a cultura capixaba que, espero, seja o lugar em que brevemente irei morar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário