Uma pergunta resume esta minha reflexão para o ensino público: "Por que alunos da mais inacessível sala de aula do Brasil não pode ter aulas com os melhores professores de matemática, português, história do país?".
A utilização das facilidades de comunicação que existem hoje são baratas de mais e podem facilmente ser incluídas como ferramentas de ensino. Por exemplo:
- O melhor professor de matemática do país é convidado a gravar aulas utilizando os diversos estúdios de televisão existentes nos veículos públicos (TV Brasil, TV Senado, TV Câmara etc). Isto será gratificante para este professor, e ele ainda ficará famoso no Brasil todo. Claro que ele terá que utilizar recursos multimidia, utilização prática dos conceitos, vídeos comentados, observação de fenômenos, etc.
- Estas aulas são disponibilizadas na Internet, em DVD, em Blu Ray para serem utilizadas nas salas de aula e em casa por quem quiser. Claro que os formatos devem priorizar a transmissão por celulares, Ipods, etc devido por sua portabilidade e participação na vida do pessoal.
- Os professores mais despreparados lá do interior do Brasil apresentam estas aulas, ficam na sala de aula para garantir a disciplina, para tirar dúvidas e para coordenar debates e tarefas em grupo.
- O aluno chega em casa e, nos momentos do estudo, pode rever a aula junto com seus pais para fixar a matéria.
- Alguns alunos mais proativos assistem às aulas antes desta ser exposta em sala de aula e se prepara ainda melhor.
- Imagina a garotada assistindo suas aulas no celula!!!
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