quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Reforma tributária

O Brasil teve diversas reformas tributárias nos últimos anos e, em todas elas, houve aumento da carga tributária. Clique no link Revista Veja para ver alguns gráficos que facilitam o entendimento.
Eu penso em reforma tributária em 2 amplos sentidos. Um pensando no mundo futuro e traçando uma estratégia para estarmos bem posicionados e auferindo vantagens comparativas. O segundo seria uma estratégia de adequar o que existe hoje; da mesma forma devemos ter o resultado final desejado desenhado e como chegaremos lá.
Digo isto porque não acredito em mudanças radicais e sim em mudanças progressivas, feitas com planejamento tanto do governo como da esfera privada. Vamos às idéias, que serão melhor explicadas nos posts seguintes:
  1. Migrar de uma taxação da renda, do lucro e da produção para uma taxação do consumo, do consumo energético e da contribuição para o desgaste do planeta. Esta seria uma visão de futuro, em que pessoas e empresas são taxados conforme contribuem para a melhoria ou não do nosso planeta.
  2. Reduzir, até a eliminação total, a taxação dos itens e serviços de segurança e outros serviços que permitem reduzir o gasto público. Mudar gradualmente a forma de cobrar imposto, de uma visão de "fato gerador" para uma visão de "fluxo de caixa" (sem esquecer que da primeira idéia colocada, de reduzir a taxação do lucro para uma taxação dos impactos ambientais).
Sugiro uma leitura do especial da Revista Veja sobre o assunto e um acompanhamento das propostas de alguns pensadores como Stephen Kanitz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário