domingo, 4 de outubro de 2009

Ensino à Distância pode promover inclusão social

Primeiro lugar, gostaria de deixar bem claro que ensino é muito diferente de educação. Melhor, é somente um pedacinho. Educação é papel primordial da família e é o adequado preparo social, intelctual, físico e espiritual.
Uma pergunta resume esta minha reflexão para o ensino público: "Por que alunos da mais inacessível sala de aula do Brasil não pode ter aulas com os melhores professores de matemática, português, história do país?".
A utilização das facilidades de comunicação que existem hoje são baratas de mais e podem facilmente ser incluídas como ferramentas de ensino. Por exemplo:
  1. O melhor professor de matemática do país é convidado a gravar aulas utilizando os diversos estúdios de televisão existentes nos veículos públicos (TV Brasil, TV Senado, TV Câmara etc). Isto será gratificante para este professor, e ele ainda ficará famoso no Brasil todo. Claro que ele terá que utilizar recursos multimidia, utilização prática dos conceitos, vídeos comentados, observação de fenômenos, etc.
  2. Estas aulas são disponibilizadas na Internet, em DVD, em Blu Ray para serem utilizadas nas salas de aula e em casa por quem quiser. Claro que os formatos devem priorizar a transmissão por celulares, Ipods, etc devido por sua portabilidade e participação na vida do pessoal.
  3. Os professores mais despreparados lá do interior do Brasil apresentam estas aulas, ficam na sala de aula para garantir a disciplina, para tirar dúvidas e para coordenar debates e tarefas em grupo.
  4. O aluno chega em casa e, nos momentos do estudo, pode rever a aula junto com seus pais para fixar a matéria.
  5. Alguns alunos mais proativos assistem às aulas antes desta ser exposta em sala de aula e se prepara ainda melhor.
  6. Imagina a garotada assistindo suas aulas no celula!!!
Esta é apenas uma reflexão sobre o ensino. Depois virão muitas outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário