quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Intenções, Objetivos e Metas

Começo dizendo que eu elegi o saneamento básico como a maior prioridade do Brasil. O saneamento básico tem impacto direto na melhoria da saúde e na redução de gastos públicos ineficientes (ou seja, alocados onde não deveriam, como construção de hospitais onde não há necessidade), também na educação e também na produtividade. Só alguns números estimados por BNDES e IBGE:

  1. Cada R$ 1,00 investido em saneamento básico gera economia de R$ 4,00 em gastos de saúde;
  2. 34% das ausências de crianças de até 6 anos em creches e escolas se dá por doenças provocadas pela falta de saneamento;

Saneamento básico é a atividade voltada ao abastecimento de água potável encanada e à coleta e tratamento de esgoto, entre outras coisas, como lixo e drenagem, visando sempre à saúde tanto das comunidades quanto do meio ambiente.

Voltando ao assunto do título... hoje encontrei o site da OSCIP Instituto Trata Brasil (ITB) que também acredita na prioridade do saneamento para o Brasil e se dispõe a fazer algo a respeito. No entanto, fuçando o site, na área de “Objetivos e Metas”, verifiquei que estes não passam de um plano de intenções. Intenção é uma vontade, objetivos e metas é traduzir estas vontades em ações realizáveis e monitoráveis para garantir que as vontades sejam alcançadas.

Mesmo na iniciativa privada, as pessoas confundem muito Intenções com Metas, Queixas com Propostas e “Avisos” com Assumir Responsabilidade por Melhorar.

Na esfera pública então é que o troço desanda de vez. Várias vezes vemos que o “o Governo Federal autorizou um investimento de $$$$ em tal coisa”, mas nunca são demonstrados os resultados a serem obtidos com esse dinheiro, em quanto tempo e qual a forma de controle.

Será possível ser diferente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário